* * *  R  E  G  R  A  S  * * *

5º T O R N E I O  H A P K I D O  S É R I O
2 0 1 5

“ B Y U N G   S O O L ”

Armamentos

Faixas coloridas e Pretas
Premiação medalhas de 1ª, 2ª e 3ª lugar


- Todos os atletas que se inscreverem nessa modalidade deverão apresentar uma coreografia realizando 2 (Dois) tipos de técnicas exigidas mas não obrigatórias, com armamentos típicos e tradicionais do Hapkido.

1 - Apresentação em forma de "Kata" do armamento disposto pelo atleta em sequencias de movimentações de ataques e defesas sozinho sem parceiros.

2 - Aplicação demonstrativa do armamento (Hoshin Su com Armamento), junto a  outro parceiro ou parceiros, em número escolhido pelo próprio atleta. Demonstrando execuções de golpes e defesas com o próprio armamento.

Fica expressamente proibido que qualquer atleta avaliado nessa modalidade, não poderá se desfazer de sua arma para se defender, ficando definido que essa modalidade será apenas para a execução de Defesa pessoal portando um armamento.

Cada atleta terá o tempo máximo de 3 (Três) minutosa partir do comando do Mesário que será através do APITO; 

IMPORTANTE: O atleta que realizar as 2 séries de apresentação nessa modalidade terá maiores chances de obter melhores notas por cumprir as exigências da modalidade.
- Dentro do tempo limite de 03 (três) minutos o competidor deverá demonstrar formas, cortes, habilidades, defesas na quantidade de armas tradicionais do Hapkido que desejar;

- Todos os armamentos a serem demonstrados pelo atleta, já devera estar presentes dentro do Tatame. Sendo assim proibido que auxiliares traga de fora do Tatame o 2º armamento a ser apresentado, acarretando descontos nas notas;
- Serão proibidos golpes de corte com o auxílio de pessoas segurando qualquer objeto-alvo do golpe cortante, sendo necessário equipamento para sustentação, fixação ou apoio previamente providenciado pelo atleta;
- Cederemos o tempo máximo de 1 (Um) minuto para que o atleta queira montar os posicionamentos de equipamentos que forem necessários para a sua apresentação e 3 (Três) minutos para a sua performance;
- Caso o atleta tenham utilizado esse tempo de 1 (Um) minuto e não tenha terminado o posicionamento do seu equipamento, O MESÁRIO dará a comando através do APITO para iniciar a contagem do cronômetro. Assim o cronômetro disparará automaticamente para a execução de sua apresentação, findando sua apresentação nos 3 (Três) minutos estipulados;
- Aqueles que forem montar ou auxiliar o competidor na consecução das técnicas deverão já entrar no Tatame juntamente com o atleta a ser avaliado e poderão ser em números livres de participantes;
- O atleta a ser avaliado devera manter-se a frente dos demais de sua equipe, indicando que será ele o avaliado;
- No anuncio dos nomes de cada atleta que for competir, devera antes de adentrarem no Tatame seguir o protocolo e realizar 3 (Três) saudações. A 1ª saudação para entrar no Tatame, 2ª e única  saudação para os Árbitro informado estar preparado para iniciar sua apresentação e a 3ª saudação quando terminar sua performance para que o Oficial de Mesa pare o cronômetro;
- Movimentos meramente acrobáticos como mortais, estrelas, etc. sem a consecução de definição de golpes com os armamentos, não contam como pontuação;
- Os competidores deverão explorar ao máximo possível toda a extremidade do Tatame, realizando sua apresentação nos 4 (quatro) cantos do Tatame;
- Todos os atletas deverão já ensaiar suas apresentações no perímetro de 5x5 metrôs quadrados, área oficial da competição;
- As apresentações serão avaliadas por mínimo de 02 (Dois) máximo de 5 (Cinco) Juízes no  Tatame que analisarão todas as técnicas (posicionamento, postura, eficiência, etc.), onde se encontrão posicionados em cadeiras em volta do Tatame;
- As pontuações serão divulgadas pelos árbitros onde constarão placas com a numeração de 9.2 – 9.3 – 9.4 – 9.5 – 9.6 – 9.7 – 9.8 – 9.9 - 10;

- Os árbitros irão avaliar 2 (Dois) critérios do atleta sendo eles:
1 - APRESENTAÇÃO - Envolvendo análises de:
Desempenho: observa-se o desempenho geral e a movimentação que o atleta utiliza em toda a extremidade do  Tatame;
Energia: observa-se a garra demonstrada pelo atleta, ou seja, a  vontade  imposta  nos  movimentos;
Determinação: avalia-se a firmeza, a coragem e o realismo em suas  execuções  técnicas;
Velocidade: observa-se a habilidade e a quantidade de técnicas que  o  atleta conseguiu  apresentar dentro  do  tempo estabelecido.

2 - TÉCNICA - Envolvendo análises de:
Equilíbrio: observa-se o domínio da execução técnica demonstrada  pelo  atleta  com  o  armamento;
Postura: avalia-se sua postura tanto na execução inicial do movimento  quanto  na  finalização do golpe;
Ki Hap: avalia-se a liberação da energia dos movimentos expressada  através  da  sua  respiração  ou  grito;
Técnica: observam-se as execuções demonstradas pelo atleta se corresponde a sua graduação e a fidelidade aos movimentos do Hapkido.

- Menores de 18 anos mesmo sendo faixa preta apenas serão permitidos a competirem na modalidade (Byung Sool) com armamentos perfurantes e cortantes com replicas de madeira. Armamento contendo lâminas reais e pontiagudas não poderá competir de forma alguma;
- Todo competidor independente da idade e graduação, deverá mostrar seu armamento para a comissão julgadora para uma breve inspeção do material a ser apresentado, antes do inicio dessa modalidade competitiva;
- Essa modalidade competitiva (Byung Sool) esta completamente proibida a demonstração de cortes com lâminas para menores de 18 anos
- Caso o competidor acima de 18 anos queira utilizar demonstrações de cortes, fica a cargo do atleta, ser o responsável por todo o equipamento utilizado, além de lona e forro adequado, a não sujar ou danificar a área do evento, lembrando não ser obrigatória a demonstração dessas técnicas;

- IMPORTANTE: Nas execuções de cortes independente da categoria sendo o atleta Faixa Branca ou Faixa Preta, terá apenas 3 (Três) tentativas para conseguir efetuar o corte do material desejado. Caso o atleta não consiga cortar o material obrigatoriamente devera mudar a execução do golpe;

- Caso o atleta não mude a execução o Árbitro Central solicitara que o atleta mude de golpe e imediatamente será retirado ponto pela falta de cumprimento da regra;

- Na mudança de golpe para o corte, ocorrendo a mesma situação da não execução do corte do material, o atleta segue com a regra obrigatória das 3 (três) tentativas podendo ele encerrar sua apresentação de imediato ou no tempo restante dos 3 (três) minutos;

- O atleta que persistir na execução do corte sem êxito por mais de 5 (Cinco) vezes, o Árbitro Central poderá solicitar ao Mesário para soar o apito encerrando a apresentação do atleta e solicitando aos Juízes presentes a nota julgadora da apresentação;

- Todo material para execução de corte não poderá conter qualquer tipo de líquido, gelo, nem material cortante, ou de pirotecnia (fogo ou material combustível);
- Todo material ou resíduo deixado na área de competição, acarretará em perda de 1 (Um) décimo na somatória geral dos pontos conquistados pelo atleta;
- Atletas que ultrapassarem o tempo permitido de 3 (Três) minutos no término de sua apresentação geral, serão punidos com o desconto de 1 (Um) décimo em sua somatória geral;
- As notas deverão ser somadas pelos Oficiais de Mesa, o atleta que obtiver a maior soma das notas dos árbitros vence a competição em sua categoria;
- As outras classificações (2º e 3º colocados) seguirão a sequencia de somas inferiores ao 1º lugar.
 “Em caso de empate
Havendo empate na somatória geral para definição do 1ª, 2ª ou 3ª lugar na modalidade de (Byung Sool), fica a cargo dos Oficiais de Mesa observar o tempo geral da apresentação de cada atleta empatado. O atleta que obtiver a mesma nota em menor tempo de apresentação respeitando os 3 minutos permitidos ganha.
- Havendo empate também nos tempos se retira a nota mais alta de cada competidor empatado e realiza uma nova soma, persistindo o empate retira-se a nota mais baixa até obter uma nova soma, quem obtiver a maior somatória ganha.
Buscamos exemplificar bem essa modalidade para que fique clara a funcionalidade da competição e quais são as atitudes de julgamento e desempate. Também informamos que todos os Árbitros e Oficiais de Mesa estarão preparados para realizarem com rapidez e eficácia caso haja a decisão de desempate nas notas.

C a t e g o r i a s   p a r a   B y u n g  S o o l
- Até 09 anos   - (Categoria Kids)          Divisão Mas. e Fem. - Unificação das faixas.

- 10 a 13 anos - (Categoria Mirim)        Divisão Mas. e Fem. - Unificação das faixas.

- 14 a 17 anos - (Categoria Juvenil)   Divisão Mas. e Fem. - Divisão por graduação:
Iniciante - Intermediário e Avançado - Faixa Preta

- 18 a 29 anos - (Categoria Adulto)    Divisão Mas. e Fem. - Divisão por graduação:
Iniciante - Intermediário  e Avançado - F. Preta até 2º Dan - F. Preta acima 3º Dan

- 30 a 45 anos - (Categoria Máster)    Divisão Mas. e Fem. - Divisão por graduação:
Iniciante - Intermediário e Avançado - F. Preta até 2º Dan - F. Preta acima 3º Dan

- 46 anos acima - (Categoria Sênior)  Divisão Mas. e Fem. - Divisão por graduação:
Iniciante - Intermediário e Avançado - F. Preta até 2º Dan - F. Preta acima 3º Dan

Obs. Nas categorias Juvenil, Adulto, Máster e Sênior dependendo do baixo número de atletas poderá haver unificação das graduações - iniciante e Intermediário (até faixa Verde) - Intermediário, Avançado até Faixa Preta 1º Dan e Faixa preta 1º Dan acima.

Também poderá ocorrer nessa modalidade a unificação das categorias Adulto e Máster ou Máster com Sênior.

Acreditando nas mesmas condições de performance nessa modalidade poderá ocorrer a unificação das categorias Masculino e Feminino para que haja uma competitividade ainda maior caso ocorra um número pequeno de atletas em uma determinada categoria ou faixa etária.

(Iniciantes) – (Intermediários e Avançados) - (Pretas 1ª e 2ª Dan) –   (Pretas 3ª Dan acima)
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