3º Torneio Hapkido Sério

O Torneio Hapkido Sério em 2012 dedicou sua 3º edição ao principal introdutor do Hapkido no Brasil 
Grão - Mestre Sung Jae Park

O 3º torneio aconteceu no dia 06 de Maio de 2012 recebendo a ilustre presença de Mestre Park, acompanhado de seu discípulo Mestre Demo Algusto, Vice - Presidente da Federação Paulista de Hapkido, todos que ali estavam puderam prestigiar e conhecer um pouco mais da trajetória que Mestre Park trilhou ao longo desses 40 anos no Brasil.

O torneio contou com um telão onde todos puderam assistir  a um vídeo que retratava a história de Mestre Park, com fotos do período de seu treinamento com seu Mestre No Suk Pak na Coréia, suas influências nas artes marciais, sua partida de sua terra natal até o Brasil. Mostrando também o caminho que o Hapkido trilhou no exército brasileiro em São Paulo na década de 70 até ganhar o conhecimento e gosto da nação brasileira.



No término do vídeo todos os presentes iniciaram uma sequência de aplausos de reconhecimento e gratidão ao homem que ofereceu muito ao Hapkido no Brasil, Mestre Sung Jae Park.

Após a solene homenagem ao mestre, professor Renato Santos – organizador do torneio agradeceu a presença de Mestre Park e por sua contribuição ao Hapkido, oferecendo ao mestre uma placa de vidro que homenageava seu trabalho e esforço nesse período de 40 anos de Hapkido no Brasil.

Professor Renato solicitou que duas crianças entregassem essa pequena homenagem em mãos do mestre, realizando assim o agradecimento da nova  geração aos antepassados do Hapkido.

Professor Renato Santos também premiou com troféus de agradecimento aos Mestre Song Um Kim – Presidente da Federação Paulista de Hapkido (FPH), e seu Vice – Presidente Mestre Delmo Algusto de Menezes, pelos anos de preservação das raízes do Hapkido tradicional no Brasil e o compartilhamento das histórias de Mestre Park.




Também foi homenageado com premiação Mestre Leonardi Sereno – Presidente da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional (FBHT), pela contribuição aos trabalhos já realizados ao Hapkido no Brasil através de encontros, seminários, cursos e campeonatos organizados pela ainda jovem FBHT.





Foi entregue pelas mão de Mestre Delmo Algusto ao professor Renato Santos um certificado de Honra ao Mérito assinado pelos Mestres Park e Song, pelo torneio comemorativo dos 40 anos oficiais de Hapkido no Brasil.






Após as homenagens abriram-se os espaços das arenas para as competições. O torneio contou com 4 Tatames montados para as competições, um deles exclusivamente apenas para as competições de salto em altura.

As competições foram divididas entre 6 modalidades, entre elas estavam:

Napop – Atletas se revezavam em demonstrações de quedas e rolamentos nos Tatames principais, acreditando na possibilidade de poderem ficar entre os 5 melhores para as disputas do salto em altura no 4º Tatame.

Tchagui e Kiok Pa – Demonstrações de chutes, socos e quebramentos, os atletas buscavam mostrar aos juízes que eram os merecedores da medalha de ouro a cada golpe desferido.

Byung Sul – Perfomances técnicas com armamentos chamavam a atenção do publico presente, arrancando aplausos no término de cada apresentação.

Hoshin Su – Uma das modalidades mais procuradas pelos atletas encheu de orgulho aos olhos de cada professor que via seu atleta executando golpes e torções em seus adversários.

Hoshin Su com Armas – Talvez uma das modalidades mais difíceis do Hapkido, todos olhavam com serenidade as apresentações realizadas pelos competidores.

Giongui Derion – Combates eletrizantes foram travados diante de todos, motivando academias e técnicos cobrando o melhor de cada competidor e passando as orientações necessárias no intervalo de cada round.


A todo momento eram anunciados no microfone os merecedores das medalhas de Ouro, Prata e Bronze que se dirigiam ao pódio sorridentes com suas medalhas que reluziam no peito, flashes das câmeras fotográficas revelavam a satisfação em ver seu atleta, amigo e filho em cima do pódio.


No final do torneio eram anunciadas as academias que mais conquistaram medalhas durante o dia. A cada academia anunciada gritos eufóricos e aplausos ecoavam o ginásio, onde cada representante de cada academia recebia seu troféu cercado pela sua equipe, e todos erguiam os braços em sinal de conquista através de muito trabalho e dedicação.