* * *  R  E  G  R  A  S  * * *
5º  T o r n e i o   H a p k i d o   S é r i o
2 0 1 5 
  L U T A ”
Combate

Modalidade permitida apenas para 12 anos acima

Premiação de Troféus para 1ª, 2ª e 3ª lugar

- Todos os atletas que se inscreverem nessa modalidade deverão realizar o combate atleta Vs atleta em uma luta individual com todos os equipamentos obrigatórios exigido por cada categoria sem a exclusão de qualquer material de proteção, utilizando da vestimenta adequada para cada competidor e seguindo todas as regras impostas e já pré-estabelecidas pela organização do evento;
- Para a categoria (Pré Juvenil – jovens dos 12 aos 14 anos), terão o tempo de 90 segundos de luta divididos em 2 (Dois) rounds, por 30 segundos de descanso do 1º para o 2º round;
- Para as categorias (Juvenil – dos 15 aos 17 anos) - (Adulto – dos 18 aos 29 anos) - (Máster – dos 30 aos 45 anos) e (Sênior – dos 46 anos em diante), terão o tempo de 2 (Dois) minutos de luta divididos  em 2 (Dois) rounds, por 30 segundos de descanso do 1º para o 2º round;
CATEGORIA
FAIXA ETARIA
ROUNDS
DURAÇÃO DO ROUND
INERVALO
PRÉ JUVENIL
12-14 ANOS
02
90 SEGUNDOS
30 SEGUNDOS
JUVENIL
15-17 ANOS
02
2 MINUTOS
30 SEGUNDOS
ADULTO
18-29 ANOS
02
2 MINUTOS
30 SEGUNDOS
MÁSTER
30-45 ANOS
02
2 MINUTOS
30 SEGUNDOS
SÊNIOR
PARTIR 46 ANOS
02
2 MINUTOS
30 SEGUNDOS
- Todos os atletas deverão realizar as lutas sob o Tatame, dentro do perímetro de 5x5 ou 6x6 metrôs quadrados, área oficial da competição;
- No desenvolvimento das lutas serão permitidas execuções de golpes à distância como (chutes e socos), golpes de projeção como (derrubadas) com tempo limite de 10 (Dez) segundos para as derrubadas, e o desempenho da luta de solo buscando o domínio em solo ou aplicações de golpes como (chaves e estrangulamentos) com tempo limite de 30 (trinta) segundos para a luta de solo;
- No desenrolar da luta em pé à distância, agarrado e no solo, existira uma limitação de aplicações de golpes onde deverão ser extremamente respeitadas por todo atleta  que participar dessa modalidade (Luta), veja exemplo logo abaixo em golpes Permitidos e Proibidos;
- No anuncio dos nomes de cada atleta que for competir, devera antes esperar a autorização do Árbitro Central para adentrarem no Tatame, seguir o protocolo sob comando do Árbitro Central e realizar 3 (Três) saudações. A 1ª saudação para entrar no Tatame, 2ª saudação para o Árbitro Central em cerimônia de respeito informado estar preparado para competir e a 3ª saudação para o outro competidor a frente, respeitando sua presença, no comando do Árbitro Central tomara inicio a luta;
- O Árbitro Central terá a total autoridade para administrar o desenrolar das lutas com segurança e cobrar a pratica das regras impostas pela organização do evento, utilizando das punições se necessário para cada atleta que cometerem faltas e não seguir as regras existentes nessa modalidade (Luta) até a sua desclassificação;
- Na parte lateral externa do Tatame sentados em cadeiras, ficará  2 (Dois) a 4 (Quatro) Juízes que estarão o tempo todo observando o desempenho de cada atleta, e atentos a cada execução de golpes, defesas e faltas, os Juízes poderão auxiliar o Árbitro Central em caso de punições para um ou ambos atletas, (ou seja os competidores estarão sendo observados em 360º graus;
- No término de cada round, cabe aos Juízes laterais, indicar com bandeiras ou placas coloridas qual atleta teve melhor desempenho no decorrer do tempo estabelecido, indicando a vitória ao atleta (A) ou (B) ou até mesmo o empate entre os atletas;
- Fica claro que dentro dessa modalidade (Luta) conforme regra atual da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional não existira a marcação de pontos no decorrer da luta, independente do golpe aplicado;
- Fica por conta dos Juízes laterais realizarem o julgamento de qual atleta teve melhor desempenho e domínio dentro do tempo estabelecido;
- Os árbitros irão avaliar 8 (oito) critérios de desempenho sendo eles:
1 – Técnica: observam-se as execuções demonstradas pelo atleta seja através dos golpes à distância, agarrado, solo e sua atenção à defesa dos golpes recebidos e se sua técnica condiz aos movimentos típicos do Hapkido;
2 – Equilíbrio: observa-se o domínio da situação na qual o atleta se encontra seja em situação de ataque ou defesa, e sua consciência e equilíbrio  mental  na  luta;
3 – Postura: avalia-se sua postura tanto na execução dos golpes quanto a postura mantida diante um adversário, observando se o atleta mantém o  respeito  a  competição  e  as  regras  existentes;
4 – Energia: observa-se a garra demonstrada pelo atleta, ou seja, a  vontade  imposta  nos  movimentos;
5 – Ki Hap: avalia-se a liberação da energia dos movimentos expressada através da sua respiração ou grito nas execuções dos golpes;
6 – Determinação: avalia-se a coragem e a vontade que o atleta demonstra ter diante seu adversário e a busca de seu objetivo;
7 – Velocidade: observa-se a habilidade que o atleta possui nas execuções dos golpes e no tempo de resposta para cada situação;
8 – Domínio: observa-se o desempenho geral, a movimentação que o atleta utilizou e a estratégia aplicada na luta.
- Fica claro que para a luta não ficar sob julgamento dos Juízes laterais o atleta devera buscar no tempo estabelecido de cada round a finalização da luta através da desistência de seu adversário ou a busca do Nocaute;
- Os atletas que se sagrarem vencedores de suas categorias, receberão a premiação em troféu, os atletas que ficarem em e 3º lugar também recebem troféus.

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